Transformando Pato em Águia – P1

Acredito que todos já escutaram sobre patos e águias, principalmente no ambiente corporativo existe um enorme preconceito sobre os profissionais que apresentam as características dos patos.

Provavelmente devido a cultura americana estar entranhada na nossa sociedade, o sonho americano, vivo na cabeça de cada um de nós brasileiros, o capitalismo e seus processos impecáveis, aonde devemos ser nada mais, nada menos que especialistas na função que desempenhamos.

A águia é uma ave de rapina, carnívora e caçadora, são predadoras e especializadas em matar, possui uma visão aguçadíssima, estudos comprovam que enxerga em média duas vezes mais que o ser humano. São as aves mais velozes que existem, podem atingir até 268 km/h, seus bicos são afiados e possuem garras em forma de foice. Todos anseiam em ser as águias das empresas, simbolicamente o símbolo da força, da grandeza e majestade. A águia sempre foi utilizada em brazões de exercitos, desde as legiões romanas até ao brazão da CIA ( Central Intelligence Agency ) e praticamente todos do governo americano.

Os Patos Fazem Bootstrapping

Segundo o Wikipedia, pato é um dos poucos animais da natureza que anda, voa e nada com razoável competência e consegue dormir com metade do cérebro e manter a outra em alerta. Os patos são dotados de perfeito senso de direção e comunidade.

Pato e águia, dois seres totalmente diferentes, mas com uma única semelhança, a luta pela excelência.

A águia não é o perfil dos empreendedores que lideram as verdadeiras startups brasileiras. Todos começam como patos e são transformados em águias!

Toda Startup Precisa ser Enxuta

Vamos começar a transformação aprendendo sobre o Business Canvas Model.
A primeira atitude que precisamos executar é conseguir visualizar com clareza o modelo de negócios da startup, ou seja, como iremos criar e entregar valor para os clientes e gerar receita no processo.

Business Model Canvas é Ágil

Business Model Canvas não substitui o Business Plan, mas consegue transmitir à todos os membros do time a receita estratégica que será implementada, o modelo de negócios.

Como principal vantagem, nós conseguiremos testar e validar hipóteses de modelos com extrema rapidez.

O Business Model Canvas é dividio em 9 quadrantes, cada quadrante vem acompanhado de uma serie de perguntas, ao serem respondidas irão construir e apresentar um tipo de modelo de negócios.

Vamos para a prática ( a parte mais importante! ) acesse http://www.businessmodelgeneration.com/downloads/business_model_canvas_poster.pdf imprima em tamanho A0, junte o seu time, prepare os post-its e responda as seguintes perguntas :

* Times que trabalham remotamente podem utilizar o Google Docs para interagir em tempo real, este artigo demonstra como criar o Business Model Canvas – http://scrumology.com/how-to-create-a-business-model-canvas-in-google-docs/

1. Segmentos de Clientes

Para quem queremos criar valor?
Quem serão nossos clientes mais importantes?

2. Proposta de Valor

O que iremos oferecer para nossos clientes?
Quais problemas estamos ajudando a resolver?

3. Canais de Distribuição

Quais canais de comunicação, distribuição e venda usaremos para entregar a proposta de valor?

4. Relacionamento com o Cliente

Que tipo de relacionamento queremos manter com os clientes?
Como este relacionamento está integrado ao modelo de negócio?

5. Fluxo de Receita

Quanto os clientes querem pagar pela nossa proposta de valor?
Como os nossos clientes preferem pagar?

6. Recursos-Chave

Quais recursos são necessários para fazer o negócio funcionar?
Quais são os ativos mais importantes para o modelo de negócio?

7. Atividades-Chave

Quais são as atividades importantes para o negócio funcionar?
O que precisa ser feito para que o negócio opere com sucesso?

8. Parceiros-Chave

Quais as parcerias necessárias para criar e entregar a proposta de valor ao cliente?

9. Estrutura de Custos

Quais são os custos mais importantes relacionados a operação do modelo de negócio?

Se liga!

Principal conselho, não tenha medo do Business Model Canvas, crie vários com seu time, utilize técnicas de brainstorm, teste as hipóteses e refine ao máximo, como dizia Einstein – “Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso”.

Modelos de Negócios

Os padrões mais utilizados são : unbundling, cauda longa, multi-faces, gratuito, aberto, aluguel por assinatura, assinatura de produtos, isca e anzol, customização em massa, propriedade fracionada, propriedade compartilhada, crowdsourcing, marketplace, compra coletiva, lead-generation, clubes de desconto, rent on demand, financiamento embutido, social embutido e baixo-custo.

Com a prática você vai começar a identificar outros modelos, misturar e inventar novos.